tirante_fw

Tirantes



É um elemento linear capaz de transmitir esforços de tração entre suas extremidades: a extremidade que fica fora do terreno é a cabeça e a extremidade enterrada é a que fica enterrada é conhecida por trecho ancorado, e designada por comprimento ou bulbo de ancoragem. O trecho que liga a cabeça ao bulbo é conhecido por trecho livre ou comprimento livre. Podem ser provisórios (usado em escavações para a execução de fundações) ou permanentes (usado em rodovias para conter arrimos).

A função básica do tirante é transmitir um esforço externo de tração para o terreno, através do bulbo. Evidentemente o esforço externo é aplicado na cabeça e transferido para o bulbo através do trecho livre. Como o atrito tolerado no trecho livre é limitado, praticamente toda a carga é efetivamente transmitida ao bulbo. A transmissão dos esforços é feita pelo aço, elemento resistente à tração. 

A implantação de atirantamento em solo prevê a sequência das seguintes etapas de execução: perfuração, montagem e instalação, injeção e propensão.

 

O uso de tirantes como fundação é praticamente restrito a casos de combate a subpressão e tração direta. Eles são muito utilizados de forma indireta para permitir a execução da obra em si, tais como escavações ou aterros em arrimos suportados por tirantes, em locais onde há instabilidade do maciço ou possa ocasionar danos às construções vizinhas. Os tirantes também são utilizados como elementos de reação em provas de cargas de alta capacidade.